quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Rio Grande - Workshop e Palestra "Autismo e Inclusão escolar - Um sonho mais que possível!"

No dia 12 de dezembro de 2013, Nicolas e eu desembarcamos em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ali, passamos 05 dias conhecendo novas pessoas, reencontrando outras e trocando muitas experiências. Nos dias 13 e 14 de dezembro, Nicolas e eu demos um workshop sobre autismo e inclusão escolar. Levamos 10 horas de curso para os 35 participantes e, além de ensinar, aprendemos muito também. Foi um grupo muito especial, pois contou com a presença de pais, monitores, professores, profissionais e diretores.

Com este grupo heterogêneo, pudemos perceber todas as visões diferentes e entender melhor como a inclusão escolar realmente depende da tríade família / escola / profissionais. Sem este elo entre os três, só encontramos animosidade entre todos e, quem sofre, são nossos anjos que ficam meio a uma batalha.
 
Pâmela Gonçalves não mediu esforços para conseguir todos os recursos para nos levar até eles. Com a ajuda da amiga Daniela Laidens, que ajudou na divulgação do evento e na organização nos dias que se seguiram, Pâmela pode contar também com o apoio da diretora Clarisse, que abriu as portas de sua escola para o workshop e para a palestra que demos para a comunidade no domingo.

A receptividade dos participantes foi de extrema importância para que tudo desse certo, pois fomos recebidos com todo o carinho possível e isso, com certeza, foi um dos principais fatores para o sucesso do evento.

A oficina de matérias, dada ao final de cada curso, também trouxe surpresas com os materiais que todos preparam.
 
Nicolas, mais uma vez, surpreendeu, pois levou sua parte do curso com maestria. Foi a primeira vez que ele ficou tanto tempo fora de casa para trabalhar e não deu o menor trabalho, pois estava a li para ajudar ao próximo.
 
Adicionar legenda
Aos que viram Nicolas pela primeira vez, viram um menino “ausente”, distante, pouco comunicativo e não muito simpático, pois ficava andando de um lado para outro e fazendo flap com as mãos. Ao darmos início aos trabalhos, Nicolas já ficou um pouco mais confortável. Ao dar sua palestra, Nicolas mostrou porque é um exemplo para muitos, pois mostrou que é capaz de mesmerizar, interagir e que entende tudo o que está à sua volta.




Obrigada a todos de Rio Grande. Foi um enorme prazer estar aí com vocês. Até um dia.

Declarações de alguns  participantes:
Cristiane Pereira Serpa, Professora: Adorei os dois dias de curso com toda a abordagem que nos foi apresentada. Tenho certeza que aprendi muito mais sobre autismo e que sairei daqui uma pessoa melhor, tanto para meu filho, que é autista, quanto para meus alunos (que no próximo ano receberei um aluno autista). Anita, espero continuar contando contigo nesta caminhada, que é difícil, mas não é impossível.
 
Jaqueline Corrêa Duarte, Professora: Emocionante ver o Nicolas palestrar me motiva a trabalhar incentivando crianças e acreditar que é possível.
Lygia Pureza Teixeira, Mãe: Gostaria muito de colocar minha experiência de 35 anos como mãe de 
autista e acrescentar algo, ajudar nesse workshop. Mas ao contrário, estou tendo uma das melhores oportunidades de conhecimento, informações importantes que até então não tinha ouvido falar.

Renata Mendes Ornellas, Mãe: Gostei muito dos assuntos abordados na palestra. Acredito que ajudará modo de trabalhar com meu filho a partir de agora.

Clarisse Dal Cero, Diretora: Foi maravilhoso o workshop e aprendi muito. Parabéns, Nicolas e Anita! Felicidades. Amei a palestra do Nicolas e adorei te conhece-lo. Anita, 
  
obrigada pelos esclarecimentos e orientações sobre o autismo.

Pâmela Gonçalves, Mãe: Foi muito importante a vinda de vocês aqui na cidade. Eu, como mãe, estou muito feliz com o interesse da escola do meu filho. Obrigada, queridos!

Fátima R. de Lima da Silva, Pedagoga: Sugestão: não falar tão rápido, pois dificulta o entendimento. No mais, excelente!

Bernadete Marin de Oliveira, Coordenadora Pedagógica: “Desejar e acreditar que nosso sonho é possível depende da força que nele é investido”. Parabéns Anita e Nicolas, por acreditarem que tudo é possível!!! Adorei a presença de vocês em nossa cidade.

Márcia Paes da Cunha de Magalhães, Psicóloga: Queridos Anita e Nicolas, adorei tudo! Desejo muitas alegrias, realizações e paz para vocês. Faremos tudo para que vocês venham a Rio Grande de novo e para falar com mais professores, pois será muito útil para nossos autistas. Um grande abraço!
 
Priscila Souto Lemos, Mãe: Muito bem organizado, pontualidade, excelente mesmo. Muito esclarecedor! Com certeza, deixaram muito de vocês aqui com a gente. Agora, vou sugerir para a professora da minha filha. Obrigada por dividir com a gente sua experiência.

Cristiane B. Gonçalves, Professora: Adorei o curso. Principalmente, a palestra do Nicolas!!! É muito importante para ampliar nosso conhecimento.

Liane Costa, Mãe: Adorei! Reconheci muitas passagens relatadas em minha caminhada, muitas opiniões parecidas. Acima de tudo, aprendizado, experiências que, com certeza, levarei para toda minha vida. Que Deus os abençoe e que tenham muita saúde e força para continuar com este lindo trabalho. <3

André Nunes Ferreira, Professor: Adorei este workshop, pois aprendi muitas coisas novas. Percebi muitas situações que às vezes não nos damos conta. Sugiro que seja apresentado em outras cidades do Rio Grande do Sul e que seja bem explorado em todo Brasil. A palestra do Nicolas foi emocionante. Parabéns a vocês e por esta família maravilhosa.

Daniela Xavier, Professora: Sugestão: não falar tão rápido.

Daniela Laidens, Mãe: Amo Vocês <3

Maria Lucia de Lemos Gonzalez, Professora: Parabéns mãe, educadora e Nicolas! Para mim, me deu uma grande luz no que é possível como educadora e com aluno de inclusão. Absorvi todos os exemplos dados e sei que pode dar certo se acreditarmos e, acima de tudo, amar o que se faz. Obrigada! Um grande abraço.
 
Maiara Cristina Moraes Gonçalves, Professora: Gostaria de agradecer pelos momentos importantes de valiosa contribuição de saberes que, com certeza, farão parte de minhas aulas. A dedicação do Nicolas me emocionou.

Clarissa de Moura Pereira, Pedagoga: Passar por esta experiência ao lado do Nicolas e de sua mãe Anita, foi incrível e esclarecedor. Obrigada por todo o acolhimento e atenção ofertados a nós! Um grande beijo!!!
 
Cleusa Regina de Moura Pereira, Monitora: Só elogios!!! Sugestões: Voltar mais vezes, quem sabe um curso de capacitação? Amei vocês, Nicolas e Anita. Vocês são maravilhosos!

Juliana Silva Cabrera, Professora: As palestras apresentadas vieram esclarecer muitas dúvidas sobre o tema. Mostrando um novo olhar sobre o autismo.

Ederson Guterres Borges, Professor: Os dois estão de parabéns. Tudo foi muito proveitoso. Continuem com este trabalho maravilhoso.

Danielle Magalhães Freitas, Professora: Gostaria de parabenizar o trabalho desenvolvido por vocês. Foram momentos que me permitiram compreender um pouco mais como acontece a inclusão de um autista em escola regular e ter sugestões de como e o que trabalhar em sala de aula para contribuir com o desenvolvimento e progresso das crianças com autismo. Além disso, gostaria de parabenizar sua atitude enquanto mãe, Anita. Todo seu empenho e consciência para fazer seu filho crescer com a maior autonomia possível.

Manuela Souza Duarte, Estudante/Estagiária: Gostei bastante de todo o workshop, pois foram relatadas práticas e vivências pessoais que, com certeza, vão acrescentar na minha desenvoltura profissional.

Marina Nunes Pinho, Psicopedagoga: Parabéns pelo lindo trabalho e obrigada por compartilhá-lo conosco e nos ensinar tanto! Beijos.

Rosa Gladis V. Silveira Felippe, Professora: Workshops como este deveriam ser realizados com mais frequência e nossa cidade. Nossa luta pela busca do conhecimento na área do autismo tem sido uma constante, devido não haver uma conscientização por parte daqueles que lideram nossa sociedade. Vamos à luta porque acreditamos que tudo é possível para aqueles que acreditam 100%.


Larissa Palma - Redação sobre inclusão

Os alunos do Colégio Elyte, em Jandira, quiseram escrever uma redação, sem valer nota, sobre o assunto inclusão. São alunos neurotípicos que têm vivenciado o a inclusão em sala de aual regular todos os dias.

Segue a primeira redação

“Não conheço o Nicolas há muito tempo, pois só faz 05 meses que estudo nessa escola.
No primeiro dia que cheguei na escola eu não percebi que o Nicolas era autista, até que a professora me disse, não vi nada de diferente.
No começo ele não falava comigo, até que um dia ele me perguntou a hora.
Depois desse dia, ele já falava comigo todo dia para perguntar a hora.
Teve um dia que ele me assustou muito, eu estava conversando com ele e uma pessoa o chamou, então ele virou com a mão bem perto de mim. Aí eu me assustei muito na hora que ele viu que estava assustada falou para mim “me acalmar que ele só estava falando para a pessoa esperar”. Eu pensava que crianças autistas não sabiam nada, não gostavam de aprender, mas eu estava errada pois eles são muito inteligentes. Agora ele já conversa muito bem.
Outro assunto que ele fala bastante comigo é sobre o Mario. Ele sabe tudo sobre esse assunto, desde a origem do nome até os jogos que irão lançar.
A inclusão, na minha opinião, é muito boa, pois assim eles se evoluem mais e passa uma ótima experiência para todos ao redor deles.” –


Esta redação foi escrita por Larissa Palma, 14 anos, 9º ano. Os responsáveis aprovaram a publicação das redações.