15 de outubro é comemorado o "Dia do Professor", mas, a partir de agora, comemoraremos o "Dia do Professor Eficiente", que será comemorado todos os dias, sem exceção! Daremos graças e parabéns a todo professor que honra sua profissão. Inclusão não é uma opção do professor, é uma opção do aluno. Sou professora e já me deparei com situações muito delicadas nestes 23 anos de carreira. Decidi ser professora aos 07 anos de idade e não foi uma segunda ou terceira opção. Todos diziam que tinha dom para ser advogada, mas sempre quis ser professora. Minha paixão pela profissão me fez entender cada um de meus alunos e, mesmo não sendo a professora perfeita, sempre fui muito querida por meus alunos e tive pouquíssimos desafetos ao longo de minha carreira. Sempre trabalhei a inclusão de todos os alunos e nunca esperei por um atestado para saber que aquele aluno precisaria ser tratado de maneira especial. E sabem por quê? Porque todos os meus alunos sempre foram especiais! TODOS os meus alunos sempre foram tratados de forma diferente uns dos outros porque TODOS são diferentes. Todos, sem nenhuma exceção, têm e tiveram habilidades e deficiências, assim como eu, assim coo você...
O professor jurou solenemente fazer seu trabalho e, sendo professor formado, teve a experiência anterior como aluno. Isso já é o suficiente para saber como funciona uma sala de aula. Cada aluno tem suas particularidades e todos estão em sala porque precisam aprendem o que o professor tem a passar. Todo professor deveria estar na sala com a consciência de tudo fica muito mais fácil quando trabalhamos com sabedoria e dedicação.
Professor, quanto mais você reclamar e negar os novos tempos, mais difícil se tornará para todos. Mas lembre-se: você será o maior perdedor.
Incluir a todo e qualquer aluno não é caridade, é o óbvio a ser feito. Inclusão não é enfiar um aluno em sala de aula. É entender suas deficiências e trabalhar suas habilidades. Se todos começarmos a nos mexer hoje, teremos um mundo melhor amanhã.
Feliz dia do Professor àquele que entende sua missão: educar sem distinção de cor, credo, raça, condição financeira, física ou mental.
"Amai a Deus sobre todas as coisa e ao próximo como a ti mesmo", qualquer próximo...
Alguns exemplos de "Juramento do Professor":
“Solenemente prometo, no desempenho de minhas funções
de educador, transmitir com lealdade, integridade e
honestidade os ensinamentos humanos e científicos que façam dos
jovens, a mim confiados, profissionais e cidadãos
conscientes responsáveis e inteligentes. Se criar homens eu
conseguir, sentir-me-ei realizado. Assim prometo”.
"Prometo, no desempenho de minhas funções de
educador, transmitir com lealdade, integridade e honestidade os
ensinamentos humanos e científicos que façam os alunos a mim confiados, profissionais
e cidadãos conscientes. Prometo tudo fazer em prol da educação
nacional e contribuir para que o aluno possa se expressar
adequadamente em todas as situações comunicativas, participando da
cultura letrada."
Nenhum comentário:
Postar um comentário